Prysmian Prysolar. Uma nova geração de cabos concebidos para enfrentar situações climáticas extremas
As instalações fotovoltaicas a grande escala estão a crescer tanto em tamanho e em potência, como em tensão de serviço, e as zonas geográficas onde se instalam estão cada vez mais expostas a situações climáticas extremas e imprevisíveis, como chuvas e inundações.
A combinação de ambos os elementos pode causar a deterioração dos cabos e esta falha pode implicar consequências negativas para a produção elétrica, a fiabilidade e a continuidade do fornecimento energético e, portanto, para o retorno do investimento nessas instalações.
Os cabos de “string” diretamente enterrados ou sob tubos estão sujeitos a períodos de contacto com a água.
Prysmian PRYSOLAR é uma solução inovadora baseada na experiência e no know‑how do Prysmian Group há mais de 20 anos no desenho e na produção de cabos fotovoltaicos e idealizada para enfrentar os desafios mais imprevisíveis e suportar as condições climáticas reais a que as instalações fotovoltaicas se veem submetidas.
Para a interligação de diversos elementos em sistemas fotovoltaicos com uma tensão de até 1,8 kV em CC, o novo desenho proporciona uma resistência ótima à água a longo prazo e aos raios ultravioleta (UV), tendo uma vida térmica útil estimada de 30 anos.
Prysmian Prysolar é, portanto, a solução idónea para a indústria solar fotovoltaica graças à sua alta fiabilidade, o que permite uma maior eficiência operativa dos ativos, maximizando o retorno do investimento.
Nuevo Protocolo de pruebas WET-I 1500
La industria solar fotovoltaica es una industria muy dinámica que avanza más rápido que los estándares del mercado los cuales no incluyen todavía ensayos de larga duración en corriente continua de resistencia al agua para cables, que garanticen dicha prestación.
Las condiciones de ensayo contempladas en las normativas actuales (AD7 s/ norma EN 50618 e IEC 62930) para los cables fotovoltaicos, ni los ensayos utilizados por algunos fabricantes basados en pruebas en corriente alterna (AD8) y para 750V, permiten garantizar prestaciones de resistencia al agua en corriente continua a las tensiones a las que las plantas fotovoltaicas funcionan actualmente (1500V) y por tanto no están en condiciones de garantizar su vida útil a largo plazo.
Es por ello que, visto este vacío y atendiendo las demandas a este respecto de la industria solar fotovoltaica, Prysmian Group ha desarrollado un protocolo específico que denominamos WET-I 1500 para certificar la resistencia en agua a largo plazo de los cables en corriente continua.
Dicho protocolo, cuyo objetivo es la simulación de una situación equivalente a la que los cables están expuestos en una planta solar fotovoltaica consta de la inmersión de los cables a: